Como manter o foco nos estudos

Se você é daquelas pessoas que estuda um pouquinho e quando menos percebe já está completamente distraído? Muitas vezes se prejudica por não conseguir manter o foco por muito tempo nos estudos?

Calma, fique calmo!   Isso tem solução, e é sobre isso que vamos falar agora.

Manter o foco não é nenhum bicho de 7 cabeças, por isso vamos abordar aqui dicas para que você consiga se manter 100% focado nos estudos.

1ª Dica : Desligue tudo !

 É isso mesmo galera, desliguem todos os aparelhos próximos a você. Televisões, celulares, tablets e etc., principalmente os celulares. Muitos alunos estudam com a televisão ligada, apenas para ouvir os barulhos, alguns até afirmam que se concentram mais com algum som por perto. Mas na verdade qualquer barulho é uma distração para o seu inconsciente que percebe tudo a sua volta. Mesmo que o seu celular fique no vibra-call , você vai se distrair com as notificações, não tem essa de ” só uma olhadinha rapinho, vai que é urgente” , e lá se vai 1 h ou até mais.

Uma observação para essa dica é, se realmente tiver alguém que vá precisar de você, mantenha seu celular por perto, mas caso contrário EVITE! Para os  amantes do som da televisão, existem outros sons que forçam o seu cérebro a entrar em uma profunda concentração, são chamados sons binaurais. Esses sons são estimuladores para a concentração.  Você poderá encontrar vários desses sons no YouTube, então não tem desculpa para deixar a televisão ligada gastando energia e te tirando do foco, Ok ?

 

2ª Dica : PAUSA

Muitos  tem o hábito de ficar longas horas estudando teorias e mais teorias, sem dar uma pausa para o cérebro armazenar as informações e para o corpo descansar.  Lembre-se você não é de ferro, então sempre que for estudar matérias extensas com muitas informações e detalhes , estude durante 20 a 30 minutos e faça uma pausa de 5 a 10 minutos, assim você vai conseguir absorver melhor o conteúdo, sem sobrecarregar o cérebro.

Sem pausa seu cérebro ficará estressado, levando a falta de atenção. Já aconteceu de você ler uma frase inteira e segundos depois não lembrar de absolutamente nada do que leu ? Esse é um sintoma de que o seu cérebro precisa de uma PAUSA. Então dê essa folga para ele, alongue-se, beba água, respire fundo e volte a se concentrar sem demorar muito.


3ª Dica:  ESTIMULE.

Estimular o cérebro é algo muito importante a se fazer, quando temos que estudar muitos conteúdos. Um exercício ótimo para isso é resolver questões, quando você estuda uma determinada disciplina e em seguida você soluciona questões do assunto, você estimula o seu cérebro a aplicar o que você aprendeu, assim você vai perceber em que pontos precisa reforçar o estudo.  Além  das questões,  estimule seu cérebro  com jogos que envolvam o raciocínio lógico, charadas e caça -palavras, são alguns jogos que estimulam a concentração e  a rapidez do seu raciocínio diante  de alguma pergunta  ou situação.

 

4ª Dica: Há tempo para tudo .

A tempo para tudo na vida, não use o seu tempo de descanso para adiantar matérias, ou para responder a galera no Instagram. Aprenda a administrar o seu tempo !  Separe de forma honesta o tempo que você leva para fazer cada coisa, organize-se   para não acabar se tornando aquelas pessoas que vivem se atrasando em tudo.

Tenha horários para dormir, para o lazer, para família , estudos , trabalho e etc. Caso você sinta dificuldade em organizar o seu tempo , acesse  nosso artigo sobre “Como Organizar os Meus Estudos” lá temos uma dica incrível para te ajudar a se organizar.

 

5ª Dica: Se Recompense.

 Seja justo com você mesmo , não se sobrecarregue tanto. Faça uma lista de metas alcançáveis e na frente de cada meta  escreva o que você irá ganhar se cumprir cada uma delas. Isso te ajuda a manter o cérebro produtivo e focado por mais tempo. Mas cuidado!  O excesso de recompensas podem ser prejudiciais e fazer com que você perca o foco. Por isso elaborei aqui uma listinha  de Metas e Recompensas , assim você vai ver como elaborar a sua .

Agora que você aprendeu como se manter focado nos estudos, não há desculpas certo?!   Lembre-se tudo em excesso faz mal , equilibre a balança  sempre que puder. Leve os estudos com leveza, foco e dedicação  e a sua Aprovação vai chegar.

Sempre que se sentir sobrecarregado, desconcentrado e até mesmo mau- humorado dê um tempo para si mesmo. Respeite seus limites, tudo bem ter limitações, pois são elas que trazem glória a nossa vitória. Permaneçam firmes nos estudos seu esforço será recompensado!